Home Page
Perspectiva Geral
Controlos Básicos
Controlos Avançados
Controlos Especiais
Aprimoramento de Imagens
Pode desejar efectuar um aprimoramento da imagem digitalizada. O MagicScan fornece algumas funções de efeito para modificar a imagem digitalizada, tal como definir destaque e sombra para a sua imagem, ajustar a curva da imagem, neutralizar a imagem, inverter a imagem, modificar o equilibrio de cor da imagem e por aí adiante.
O Aprimoramento de Imagens consiste em várias funções. Estas funções foram todas colocadas numa caixa de diálogo separada. Para ter acesso a estas funções, faça clique sobre o separador projectado no cimo da caixa de diálogo para o trazer para a frente. No cimo da cada caixa de diálogo, existem pequenas representações das imagens originais e aprimoradas ("Exemplo 1& 2"). Pode visualizar os efeitos das modificações para um imagem pré-visualizada através do pequeno "Exemplo" sem ter de processar a totalidade da imagem A original é a visualização pequena da imagem pré-visualizada e "o Exemplo 1 & 2" são as visualizações pequenas das imagens depois de terem sido aprimoradas. "Exemplo 1 & 2" são um meio de comparar duas imagens aprimoradas. Faça clique sobre o Exemplo desejado para escolher a imagem pretendida e faça clique sobre o botão OK para finalizar a selecção. Cada uma das funções é explicada em baixo. Escolha apenas aquela que lhe interessa e faça clique com o rato. A informação correspondente será apresentada e mostra-lhe o efeito da imagem que obterá. |
|
A caixa de diálogo Ajustamento de Nível apresenta a distribuição de níveis de brilho na sua imagem. Para ajustar o gráfico em histograma, arraste os pontos de posicionamento triangulares, localizados abaixo do separador horizontal, para os valores desejados. O ponto de posicionamento (preto) esquerdo controla as modificações dos níveis de sombra O ponto (branco) direito controla as modificações dos níveis de destaque. O ponto (cinzento) do meio controla as modificações dos níveis de meios tons.
Ao alterar os pontos Sombra e Destaque, pode modificar as sombras e os destaques relativos da imagem O ponto Sombra representa o valor mais escuro e o ponto Destaque é o valor mais claro. O ponto Meio Tom representa as definições gama para o seu monitor. No histograma, as escalas de Destaque e de Sombra estão divididas em 255 unidades.
Assim, todos os pixels no original que são mais escuros que o ponto de sombra actual, estão agora completamente pretos na imagem aprimorada. De modo inverso, todos os pixels no original que são mais claros que o ponto de destaque actual, estão agora completamente brancos na imagem processada.
Ao definir o ponto de destaque para 200 torna todos os pixels iguais ou maiores a 200, no original, completamente brancos na imagem processada. Do mesmo modo, ao definir o ponto de Sombra para 200 torna todos os pixels iguais ou inferiores a 200, no original, completamente pretos na imagem aprimorada.
O Meio Tom é uma medida relativa do gama do seu monitor. A escala de Meios Tons varia entre 0 a 255. A curva gama está numa série geométrica. Isso significa que a valor de 255 tende para o infinito. O Meio Tom está restringido pelos termos de Destaque e Sombra e não os pode exceder em nenhum momento. Assim, um gama de 1 é equivalente a um Meio Tom de 128 desde que a Sombra esteja definida para 0 e o Destaque esteja definido para 225. Do mesmo modo, se a Sombra está definida para 20 (limite inferior) e o Destaque está definido para 220 (limite superior), o gama de 1 é equivalente ao Meio Tom de 120.
Pode restringir o efeito das modificações do gráfico em Histograma para uma única cor, seleccionando os botões de canal Vermelho (R), Verde (G) ou Azul (B). Ou pode seleccionar o canal Principal para aplicar o Histograma a todos os três canais.
Nota: Se está a utilizar um tipo de imagem de escala de cinzentos, as leituras do RGB não aparecem na caixa de diálogo.
Operação:
Original | Exemplo 1 | Exemplo 2 |
Faça clique sobre o botão "OK" para aceitar as modificações e sair da caixa de diálogo Aprimoramento. Faça clique sobre o botão "Cancelar" para abandonar quaisquer alterações e sair da caixa de diálogo Faça clique sobre o botão "Auto" para permitir que o software efectue os ajustamentos adequados de destaque e sombra.
Seleccione o separador Mapa de Tons a partir da caixa de diálogo Aprimoramento separada.
O Mapa de Tons é ainda uma outra maneira de ajustar os níveis de destaque, meios tons e sombra nas imagens. Quando abre a caixa de diálogo Mapa de Tons, aparece um mapa de tons constutuído por uma linha recta na diagonal. Note que em qualquer ponto do mapa de tons predefinido, os níveis de saída de destaque, meios tons e sombra são iguais aos níveis de introdução de destaque, meios tons e sombra
A forma e a inclinação do mapa de tons representam as taxas de nível de brilho entre a introdução da imagem original e a saída de dados da imagem. Ao fazer clique sobre a linha do mapa de tons, aparece o cursor em forma de "mão" que pode ser arrastado de tal modo a alterar a forma da linha do mapa de tons. O eixo horizontal representa o brilho de entrada original e o eixo vertical representa o brilho aprimorado. Os valores em ambas as escalas variam entre 0 a 255.
Se deformar a curva para uma forma convexa acima da diagonal original, a imagem aprimorada será mais clara do que a original.
Imagem Normal |
Imagem Aclarada |
|
|
|
De modo inverso, se deformar a curva para uma forma côncava abaixo da diagonal original, a imagem aprimorada será mais escura do que a original.
Imagem Normal |
Imagem Escurecida |
|
|
|
Para além disso, se desejar inverter as cores da imagem de modo a que os seus complementos de cor se tornem dominantes, modifique a inclinação da diagonal de um declive positivo para um declive negativo. Assim, será desenhada uma diagonal desde o canto superior esquerdo até ao canto inferior direito.
Imagem Normal |
Imagem Invertida |
|
|
|
Operação:
Podem existir situações em que a imagem digitalizada é tingida com uma matiz indesejável. Para rectificar este problema, faça clique sobre o botão Neutralização, que chama uma roda de ajustamento de cores (similar à roda de cores de Ajustamento de Cores).
A partir da imagem pré-visualizada no exemplo 1 ou exemplo 2, escolha a escala de cinzentos ou o pixel a preto e branco e faça clique, utilizando o cursor do contagotas. Toda a imagem volta à imagem original sem ser tingida. A escala de cinzentos e o pixel a preto e branco são normalmente o valor standard para esta ferramenta para comparar com a imagem digitalizada deteriorada.. Deste modo, a imagem pode estar correcta.
Operação:
Para desistir do seleccionador, faça clique com o rato fora do exemplo.
Esta opção permite-lhe controlar a distribuição de cor através da saturação ou diluição de uma determinada cor.
A caixa de diálogo apresenta um espectro de cor contínuo numa roda. Ao fazer clique sobre certas áreas da roda, o "Exemplo 1" modifica-se para um matiz específico que domina a distribuição.
Operação:
Esta opção permite-lhe modificar a mistura de cores numa imagem a cores. Pode utilizar esta opção para dar ênfase a certas cores ou para diminuir as indesejáveis.
A selecção das caixas de verificação Sombra, Destaque ou Meios Tons na caixa de diálogo permite-lhe focar as modificações do equilíbrio de cores em três níveis diferentes de brilho. Os três deslizadores triangulares nas barras de cores permitem-lhe ajustar o equilíbrio de cor num ou mais dos 3 canais (RGB) de cores.
Operação:
Esta função inverte todos os valores de tom de modo a que cada uma das cores do original seja substituída pelo seu complemento de cor. Este efeito é similar ao utilizado no Mapa de Tons para inverter a imagem em termos de tons.
Imagem Normal |
Imagem Invertida |