Home
Page
Perspectiva
Geral
Controlos
Básicos
Controlos
Especiais
Aprimoramento
de Imagens
Controlos Avançados
Depois de se ter familiarizado com os métodos básicos de digitalização, pode consultar esta secção para realizar métodos de digitalização adicionais para o ajudar a obter uma imagem digitalizada de qualidade que o satisfaça. | ![]()
|
O botão I/R inverte e roda uma imagem. Os botões I/R invertem e rodam imagens. O "I" significa o mecanismo de inversão, o qual inverte imagens em relação ao eixo horizontal ou vertical. O "R" no centro do botão e as setas envolventes estão orientadas para indicar a rotação actual da imagem.
Faça clique sobre o ícone I/R para activar a caixa de diálogo Inverter/Rodar a qual também ilustra os efeitos da rotação e da inversão. Pode observar os exemplos de inversão e de rotação na caixa de diálogo. Faça clique sobre qualquer botão para efectuar a alteração desejada.
Ver também: Rodar Região.
Utilização da Lista de Trabalhos (efectuar digitalizações Múltiplas/Em Lotes)
O MagicScan permite-lhe digitalizar muitas imagens de uma vez para poupar tempo. A Digitalização Múltipla e Em Lote são os dois métodos de digitalização opcionais à sua disposição para manipular as suas imagens. Para utilizar a lista de trabalhos, consulte Criação de um Programa de Digitalização.
A digitalização em lote permite-lhe captar mais de uma imagem digitalizada para cada operação de digitalização. Significa "imagens múltiplas em processamento único de um scanner". O scanner é calibrado uma vez antes da primeira imagem ser digitalizada. Recomendamos a escolha do modo Digitalização Em Lote se as imagens estiverem todas em definições semelhantes, por exemplo, mesma resolução, mesmo destaque e sombra, etc.
A digitalização múltipla permite-lhe captar mais de uma imagem digitalizada para cada operação de digitalização. Significa "imagens múltiplas em processamento múltiplo de um scanner". O scanner é calibrado antes da digitalização e regressa à posição inicial após a digitalização. Daí resulta que as definições dessas imagens podem ser diferentes.
Função de cada ferramenta:
Duplicar:Duplica o trabalho
actual.
Renomear: Altera o nome do
ficheiro, no entanto apenas válido para a opção "Digitalizar
para Ficheiro".
Informações:
Apresenta o estado actual dos trabalhos.
Cesto dos Papéis: Faça
clique sobre este ícone para rejeitar os trabalhos seleccionados.
Digitalizar para Ficheiro
Ao digitalizar com o MagicScan, a imagem digitalizada é automaticamente guardada. Pode fazer clique sobre "Renomear" para alterar o nome ou o formato do ficheiro. É apresentada a caixa de diálogo Guardar Como. A partir da caixa de listagem "Guardar Ficheiro como Tipo", seleccione um tipo de ficheiro apropriado. Escolha entre TIFF(TIF), Bitmap(BMP), PCX(PCX), Photoshop3.0.5(PSD) ou JPEG(JPG).
Depois de seleccionar um tipo de ficheiro, deve escolher um caminho e um directório na caixa de listagem "Directórios" e digitar um nome de ficheiro na caixa de texto "Nome do Ficheiro". Escolha o botão "OK" para confirmar as selecções e fecahar a caixa de diálogo ou faça clique sobre o botão "Cancelar" para fechar a caixa sem qualquer alteração ter efeito.
Compressão JPEG
Se escolher JPEG, deverá seleccionar a qualidade de compressão da imagem. Se seleccionar uma definição entre Boa e Excelente, a qualidade da imagem resultante será alta mas o ficheiro não ficará tão comprimido como se escolhesse uma definição de quality entre Razoável e Bom.
Criação de um Programa de Digitalização
Quando estiver satisfeito com o programa de digitalização, escolha o botão "Digitalizar" para iniciar a execução. Quando o programa estiver concluído, o scanner irá repousar. O MagicScan esperará então por nova acção pelo operador.
Definição do Tamanho de Saída de Dados da Imagem
Para automaticamente ampliar ou reduzir uma imagem ao ser digitalizada, utilize a definição do factor de dimensionamento. O factor de dimensionamento seleccionado, cujo intervalo depende do tipo de imagem seleccionado, afecta a saída de dados de digitalização impressa.
A altura ou largura podem ser introduzidos separadamente fazendo clique sobre o gráfico de ligação para quebrar a ligação entre os campos de texto Altura e Largura. Como alternativa, pode igualmente alterar estes valores através do ajuste directo da moldura de selecção. Os valores predefinidos apresentados nestas caixas representam apenas a altura e largura da moldura de selecção predefinida.
Para alterar os valores da caixa de texto Altura ou Largura:
Utilização da Janela Prova - Provar a Imagem
Antes de fazer clique sobre o botão SCAN (DIGITALIZAR) para digitalizar a imagem, poderá desejar ter a certeza de que a imagem está correcta através do ajustamento das definições do controlo do scanner. O MagicScan proporciona a Janela Prova para lhe permitir examinar previamente a imagem digitalizada.
De acordo com as definições que definir na janela de controlo do scanner, a janela prova mostra o resultado de uma imagem digitalizada depois de fazer clique sobre o botão PROVA.
O botão PROVA faz emergir a janela prova. A resolução da imagem prova difere da definição de resolução escolhida a partir da janela de controlo do scanner. Esta janela Prova proporciona-lhe uma imagem mais precisa do que aquela fornecida pela Pré-Visualização. Excepto em termos de resolução, a imagem resultante apresentada na janela prova é quase idêntica à imagem digitalizada apresentada no ecrã principal do software de aplicação fazendo clique sobre o botão Digitalizar. Se estiver satisfeito com a imagem, faça clique sobre o botão GUARDAR para guardar a imagem ou faça clique sobre o botão FECHAR para fechar esta janela Prova.
Nota: Se fizer clique sobre o botão GUARDAR para guardar a imagem na janela prova, a resolução da imagem será inferior àquela digitalizada fazendo clique sobre o botão DIGITALIZAR. Se pretender uma mais elevada resolução para a imagem digitalizada, deve sair da janela prova e fazer clique sobre o botão DIGITALIZAR.
Nota: A imagem prova serve apenas para apresentação no ecrã, ou seja, a resolução da imagem é de 75dpi.
Além disso, por baixo da janela prova, pode entrar na caixa de diálogo aprimoramento da imagem para ajustar também a cor da imagem digitalizada. Faça clique sobre o botão no canto superior direito da janela prova. Será apresentada no ecrã a caixa de diálogo Aprimoramento da Imagem. Ajuste as definições para alterar a cor da imagem digitalizada (apresentada na janela prova) conforme desejar.
Existem quatro itens de menu - Definições, Moldura, Info e Imagem que lhe permitem estabelecer as definições adequadas para a imagem digitalizada, ajustar a cor da imagem digitalizada e proporcionar-lhe as informações básicas acerca da imagem digitalizada para referência. Para informações detalhadas, faça clique sobre cada item abaixo:
Definições | Moldura |
O menu Definições lida com todo o carregamento, guarda, definição de reposição, definição de preferências, etc. | O menu Moldura cria, elimina, duplica e renomeia molduras. |
Imagem | Info |
O menu Imagem permite-lhe definir as opções de processamento de imagens. É idêntico aos menus emergentes da janela de controlo do scanner. | O menu Info apresenta informações acerca do scanner e do software. |
O menu Definições lida com todo o carregamento, guarda, definição de reposição, definição de preferências, etc.
Carregar Definições
Repor as definições
guardadas.
Guardar as Definições
Guardar as definições
actuais.
Guardar as Definições
Como Guardar as
definições actuais sob um nome de ficheiro seleccionado.
Definições Predefinidas
Repõe as definições
predefinidas originais.
Guardar as Definições
Como Pré-Definição Guardar
as definições actuais como o valor predefinido.
Repor Definições
Repõe
as definições de fábrica.
Gama do Monitor
Controla o valor gama do monitor.
Tamanho da Pré-visualização
Define o tamanho da área
de pré-vizualição.
Unidades Selecciona
as unidades de medida.
Preferências
Define as Preferências
do MagicScan.
Controlo da Lente
Selecciona a lente de digitalização
para o modelo do scanner especificado.
Intensidade da Luz Define
a intensidade da luz do scanner para o modelo de scanner especificado.
Auto Focus Ajuste o controlo de focagem para negativos e transparências para determinados modelos.
A opção Carregar Definições permitem-lhe carregar definições de digitalização previamente guardadas. A caixa de diálogo Carregar Definições possui duas opções adicionais. Estas são fornecidas como caixas de verificação, localizadas no canto inferior direito da caixa de diálogo.
Substituir: Permite-lhe substituir os trabalhos actualmente listados na Lista de Trabalhos de Digitalização Múlitplos pelos trabalhos especificados na caixa de diálogo Carregar Definições.
Anexar: Adiciona os trabalhos a partir da caixa de diálogo Carregar
Definições.
Para carregar definições previamente guardadas:
Se tiver carregado definições a partir de um ficheiro previamente guardado e efctuar alterações a essas definições durante a digitalização em curso, utilize a opção Guardar Definições do menu Definições para guardar as alterações.
As definições serão actualizadas com as alterações.
Esta opção permite-lhe guardar alterações às definições actuais sob um novo nome de ficheiro.
A caixa de diálogo Guardar Definições Como… fornece opções para os modos de digitalização em lote e múltipla. Estas são fornecidas como caixas de verificação, localizadas no canto inferior direito da caixa de diálogo.
Trabalho Actual: Guarda apenas o trabalho actualmente seleccionado.
Todos os Trabalhos: Guarda todos os trabalhos na caixa de diálogo
Lista de Trabalhos de Digitalização Múltipla sob as
definições actuais da Janela de Controlo do Scanner.
Se não tiver seleccionado qualquer ficheiro de definições através da opção "Carregar Definições", ser-lhe-á solicitado que guarde as definições actuais sob um novo nome de ficheiro. Consulte a opção "Guardar Definições Como…".
Para guardar as definições sob um novo nome de ficheiro:
Esta opção automaticamente recarrega e implementa as definições predefinidas.
Para recarregar as Definições Predefinidas:
Recomendamos que guarde quaisquer alterações sob um ficheiro de definições antes de seleccionar as Definições Predefinidas.
Escolha "Guardar Como Predefinido" para criar um ficheiro de definições utilizando as definições actuais como um ficheiro de definições predefinidas personalizado.
Para repor as definições do MagicScan nas definições predefinidas do fabricante, seleccione "Repor Definições".
A calibração do Gama do Monitor permite-lhe ajustar de modo selectivo a luminosidade das áreas de meios tons das cores de apresentação do monitor de forma a melhor se aproximarem do detalhe de cores das imagens originais.
A calibração do Gama do Monitor corrige as diferências entre monitores devido à idade ou a diferentes processos de fabrico. Deve ser definido periodicamente para compensar as alterações de um monitor durante a respectiva vida útil. Este comando permite-lhe ajustar de modo selectivo a qualidade da luminosidade das áreas de meios tons de apresentação do monitor de forma a melhor se aproximarem do detalhe de cores das imagens originais. A correcção (do Gama) do Monitor é necessária devido às diferenças de características de apresentação de cores dos monitors.
Correcção do Gama de Escala de Cinzento
A melhor abordagem para a correcção dos valores de gama de cinzento é a eliminação, na medida do possível, de quaisquer diferenças no sombreado da amostra de Cinzento através da utilização de algumas ou todas as barras de deslocação fornecidas à direita das amostras de cores. Quando a amostra de Cinzento possuir um aspecto uniforme, faça clique sobre "OK" para concluir a correcção do gama da escala de cinzentos do monitor.
Pode igualmente experimentar através da alteração dos valores gama para amostras individuais de cores. Faça clique sobre o botão "Valor Predefinido" para regressar às definições predefinidas de gama do monitor. Faça clique sobre o botão "Cancelar" para sair da caixa de diálogo Gama de Monitor sem efectuar quaisquer alterações.
Poderá observar áreas claras e escuras sombradas ou com faixas alternadamente nas amostras de Vermelho, Verde, Azul e Cinzento
Permite-lhe definir a área máxima a digitalizar, ao seleccionar esta opção aparece um submenu. Seleccione o tamanho desejado.
Seleccione a unidade de medida para a imagem a partir do submenu "Unidades". Inclui - polegadas, cm, mm, pixel, pica, e pontos.
Esta opção permite-lhe efectuar algumas condições de pré-digitalização. Ao seleccionar este comando, a caixa de diálogo Preferências é dividido em duas secções: Geral e Qualidade de Digitalização.
A partir da caixa de diálogo, confirme ou altere as seguintes definições:
Geral:
Manter Imagem de Pré-Visualização - A selecção desta caixa de verificação causa a reapresentação da imagem de pré-visualização criada a partir da última pré-visualização na próxima vez que o MagicScan for inicializado.
Manter Definições Actuais - A selecção desta caixa de verificaçãoi causa a retenção de todas as selecções e definições de controlo que estavam activas aquando da última digitalização e o respectivo reestabelecimento da próxima vez que o MagicScan for aberto. Se "Manter Definições Actuais" não for seleccionado, aparecerão então as selecções de definições de fábrica da próxima vez que o MagicScan for aberto. (Também é possível obter as selecções e definições de fábrica em qualquer momento através da escolha de "Repor Definições" neste menu Definições.
Activar Ajuda por Sugestões - A selecção desta caixa de verificação causa a activação da ajuda por sugestões. Pode mover o rato para qualquer controlo e fazer clique. Aparecerá a mensagem correspondente para mostrar a descrição desse controlo. Se "Activar Ajuda por Sugestões" não for seleccionado, a ajuda por sugestões não será activada.
Qualidade de Digitalização
Digitalização deQualidade - Escolha Digitalização de Qualidade para proporcionar uma calibração mais precisa do scanner com um tempo de digitalização correspondentemente mais prolongado.
Digitalização Rápida - Escolha Digitalização Rápida para digitalizações mais rápidas. Esta opção é especialmente útil se estiver interessado em efectuar experiências com o scanner.
Controlo da Lente (para um modelo de scanner especificado)
Esta opção permite-lhe configurar as lentes no interior do scanner. Só aparece no menu definições quando estiverem instalados scanners com lentes gémeas.
Esta opção permite aos utilizadores controlar as definições de lentes de alta ou baixa potência. A definição automática predefinida será adequada para a maioria das situações. Com esta definição, o scanner irá ter em conta a moldura de selecção, e, em seguida, irá automaticamente alternar entre as lentes do scanner de alta e baixa potência conforme necessário para obter a melhor selecção de lente óptica automática através da selecção de uma delas.
Lente de alta potência: permite máxima resolução.
Lente de baixa potência: permite uma área máxima.
Intensidade da Lente (para um modelo de scanner especificado)
Esta opção permite-lhe determinar a intensidade da luz do scanner através da caixa de diálogo Intensidade da Luz. Só está disponível em scanners seleccionados. A selecção desta opção resulta na apresentação da caixa de diálogo Intensidade da Luz.
A acção de fazer clique sobre a caixa de verificação Controlo Automático da Intensidade da Luz permite ao scanner controlar automaticamente a intensidade da luz. A função Intensidade Automática da Luz deverá satisfazer a maioria das necessidades de digitalização.
Ao escolher esta caixa de verificação, serão desactivadas outras opções: não estará visível qualquer barra de deslizamento.
A Barra de Deslizamento permite ao utilizador controlar manualmente a intensidade da luz. -100 representa a intensidade mais baixa e 100 a intensidade mais alta.
A acção de fazer clique sobre o botão "Cancelar" resulta na saída da caixa de diálogo sem efectuar quaisquer alterações às definições.
A acção de fazer clique sobre o botão "OK" efectua as alterações pretendidas às definições e sai da caixa de diálogo.
Auto Focus (para o modelo de scanner especificado)
This setting is used to bring the scanned document on the object glass into focus for scanning.
This function ensures focus accuracy when you scan an image. To use it, choose "Auto Focus" from the Settings menu. A dialog box appears. Two types of options are allowed for you to choose. Check the "ON" option, it will take a little bit more time to complete the scan. If you choose "OFF" option, the scanner will not do an auto focus while scanning images.
To make Auto Focus work correctly, when you set settings in Scanner Control, choose 35mm Slide Tray/Frame Holder/Negative Film Holder if you want to scan films or slides with frame holders. Otherwise please choose Reflective /Transmissive /Negative.
Nova | Eliminar |
Esta opção cria uma nova moldura.
Esta opção tem exactamente o mesmo efeito que a Ferramenta
Adicionar Moldura, na Janela Pré-Visualização.
|
Esta opção elimina uma moldura seleccionada da Janela Pré-Visualização e da caixa Lista de Trabalhos. |
Duplicar | Renomear |
Esta opção duplica uma moldura e coloca-a na caixa de diálogo Lista de Trabalhos. | Esta opção renomeia os trabalhos de digitalização dentro da caixa Lista de Trabalhos. |
Existem duas formas de definir controlos básicos de imagens no MagicScan:
Faça clique sobre cada item abaixo para obter mais informações acerca dos comandos do menu Imagem.
O Modo Digitalização especifica o modo no qual a imagem deve ser digitalizada. O MagicScan proporciona o seguinte modo de digitalização.
Cor RGB
O scanner capta 24 bits (ou 30/36/42 bits) de informação de imagens de cores por cada ponto(pixel) na imagem digitalizada resultante. São portanto possíveis mais de 16 milhões de cores. Este tipo de imagem utiliza o mesmo esquema de sintetização de cores utilizado em monitores de computadores e em televisão. RGB é um acrónimo de Red-Green-Blue (Vermelho-Verde-Azul); estas são as cores aditivas primárias. Aditivo refere-se aqui à adição, ou mistura, de luz de cores diferentes: a mistura de proporções iguais de luz vermelha, verde e azul totalmente saturada produz luz branca. É dessa forma que a televisão a cores ou um monitor policromático produz o branco. É necessária uma quantidade considerável de espaço em disco para guardar imagens true color de 24 bits. Por exemplo, uma imagem true color de tamanho A4 de 300 ppp pode exigir 24 Megabytes (MB) de espaço de armazenamento.
Cor CMYK
Ao escolher Cor CMYK, as imagens a cores RGB de três canais serão convertidas para dados de imagens de cor CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black - Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) de quatro canais utilizando um processo especial de transformação de cores. O espaço de cor CMYK é o utilizado pela maioria de impressoras a cores. Quando a digitalização estiver concluída, a imagem será transmitida para a aplicação de edição de imagens e as imagens estarão prontas para serem impressas numa impressora a cores.
Se escolher guardar uma imagem CMYK, ela deve ter um formato de ficheiro .TIF ou .PSD. Visto que a maioria dos monitores apresentam cores em RGB de três canais, uma "simulação" RGB da imagem CMYK será apresentada na janela Principal da aplicação de edição de imagens.
O MagicScan efectua estas conversões e simulações de acordo com os perfis das impressoras. Para atingir a conversão e simulação mais precisa possível, deve escolher um perfil de impressora MagicScan que melhor descreva a impressora.
CMYK - esta modalidade de digitalização é disponível quando Magic Match ou IPM for chamado.
CIE Lab
Comission Internationale de L'Eclairage. Esta comissão tem vindo a estandardizar as definições de cores desde 1931.
Uma determinada cor pode ser composta pelas cores aditivas vermelho, verde e azul. No entanto, quando diferentes observadores tentam compor essa mesma cor, são necessários ajustamentos às quantidades de vermelho, verde e azul misturadas para conseguir o mesmo efeito. A comissão CIE definiu o Standard Observer (observador standard) como aquele que visualiza as cores saturadas vermelho, verde e azul a comprimentos de banda de 700, 546,1 e 435,8 nm respectivamente. Quando estas cores são adicionadas a partir de fontes de energia iguais, será apresentada luz branca standard.
Os espaços de cores, tais como RGB e CMYK, são dependentes do dispositivo. Isto é, pode obter diferentes valores RGB de um scanner para outro, utilizando o mesmo objecto alvo. É necessário um espaço de cores independente do dispositivo para comunicar cores entre diferentes dispositivos. Normalmente, o CIE Lab é utilizado como um espaço de cores intermédio. Os modos de cor RGB do scanner são transformados no modo CIE Lab, o qual representa um conjunto de cores exclusivo na natureza. As cores CIE Lab são em seguida transmitidos a um dispositivo ligado, onde são convertidas para o modo RGB ou CMYK desse dispositivo e o resultado é subsequentemente apresentado num monitor ou impresso. Este método pode ser complicado, uma vez que implica grandes quantidades de memória e transformações de matrizes que levam muito tempo a realizar.
O CIE Lab consiste em três componentes, L, a, e b. O L representa a luminosidade de uma cor que se situa num intervalo entre 0 e 100. Quanto mais elevado for o valor, mais clara é a cor. Os valores a e b representam os componentes de "cor" de uma cor, incluindo a matiz e a saturação. Estes valores variam entre -128 a 128. O a indica a quantidade do componente vermelho (+) ou verde (-) de uma determinada cor, e o b indica a quantidade do componente amarelo (+) ou azul (-).
CIE Lab - esta modalidade de digitalização é disponível somente quando Magic Match for chamado.
sRGB
A Hewlett-Packard e a Microsoft propuseram o standard de cores sRGB (RGB standard) por forma a definir um conjunto de valores de cores que será interpretado pelos diferentes dispositivos de imagem sem ambiguidade.
Normalmente, RGB é o acrónimo das cores primárias red, green e blue (vermelho, verde e azul. Estas cores podem ser combinadas para produzir diferentes cores. O sistema de cores RGB é utilizado para a apresentação de cores em monitores e slides, ao contrário do sistema CMYK (não abordado aqui) que é utilizado para a apresentação de cores impressas. A mistura de quantidades iguais de luz saturada vermelha, verde e azul irá dar origem a luz branca. E a ausência de qualquer destas cores primárias irá dar origem a preto.
Embora o sistema de cores CIE Lab proporcione uma forma não ambígua de identificar as cores, é difícil visualizar ou imprimir com este sistema porque muitas aplicações não o reconhecem.
Espera-se que, se digitalizar um alvo no modo sRGB e, em seguida, enviar a imagem digitalizada para uma aplicação ou dispositivo que não suporte sRGB, as cores ainda sejam reproduzidas de forma satisfatória sem demasiada perda utilizando dados RGB normais.
Por outro lado, se enviar a imagem para uma aplicação ou dispositivo que suporte o sRGB, irá obter uma reprodução fiel das cores do original com uma perda mínima de fidelidade das cores. Isto porque todos os dispositivos que utilizam o standard sRGB irão associar de forma consistente uma cor com o mesmo valor e vice-versa. O standard irá assegurar que as informações de cores sejam comunicadas fielmente entre os diferentes dispositivos tais como scanners, monitores e impressoras.
SRGB - esta modalidade de digitalização é disponível somente quando Magic Match for chamado.
Escalas de 256 cinzentos
As imagens digitalizadas numa escala de cinzentos de 8 bits irão apresentar até 256 tons de cinzento. Se não for necessária cor na saída de daos digitalizados final mas forem pretendidas cópias de alta qualidade de fotografias ou outros originais de tons contínuos, o modo de escala de cinzentos representa uma boa escolha. O espaço em disco necessário para guardar imagens de escalas de cinzentos é aproximadamente 1/3 do necessário para guardar imagens true color de 24 bits.
As escalas de 256 cinzentos proporcionam uma representação com precisão de preto e branco, e tons de cinzento intermédio entre preto e branco, para cada pixel individual. Na realidade proporciona apenas 256 tons, representando o branco pelo valor 255 e preto pelo valor Zero, e representando os 254 tons intermédios de cinzento progressivamente mais claros pelos 254 valores de 1 até 254.
O número 256 é a oitava potência de 2, portanto são necessárias exactamente 8 bits de dados por cada pixel para codificar os 256 tons diferentes de cinzento. Mas do lado custo, são necessários 8 bits de dados por cada pixel: um ficheiro de imagem de tons de cinzento será oito vezes maior que um ficheiro de imagem de representação por linhas se todos os outros parâmetros forem iguais. Utiliza mais memória e espaço em disco rígido que as imagens de representação por linhas ou de meios tons. No entanto, as imagens de escalas de cinzentos são mais pequenas que as imagens a cores.
Representação Por Linhas P/B
As imagens digitalizadas em representação por linhas de 1 bit mostram apenas preto e branco, nenhumas outras cores ou tons de cinzento. O modo de representação por linhas é geralmente a melhor escolha para texto impresso e desenhos a tinta. Visto que apenas é necessário 1 bit de informação de preto ou branco por cada pixel, a quantidade de espaço em disco necessária para guardar imagens de representação por linhas é apenas 1/8 do necessário para guardar imagens de escalas de cinzentos de 8 bits.
256 cores
Imagem de paleta de 256 cores adaptável. Ao seleccionar esta opção, pode digitalizar a imagem para um modo de 256 cores.
As imagens a cores RGB são representações a cores de 24 bits do original. Visto que cada pixel exige 24 bits para armazenar informações de cores, as imagens a cores de 24 bits exigem mais memória e maior espaço em disco. As imagens a cores podem ser reduzidas para 16 bits, 8 bits ou 4 bits para reduzir o tamanho da imagem. Uma imagem a cores de 256 cores pode apresentar até 256 cores em vez de milhões de cores. Em comparação com imagens a cores de 24 bits, as imagens de 256 cores ocupam menos espaço em memória e no disco rígido.
Info do Scanner | Mostrar/Ocultar Régua | Acerca de |
Mostra informações acerca do scanner | Mostra ou oculta a régua. | Mostra informações da versão |
Este botão permite-lhe rodar a imagem digitalizada em qualquer ângulo para modificar a colocação da imagem distorcida no vidro de objecto do scanner.
Escolha esta ferramenta e faça clique sobre a janela pré-visualização sem soltar o botão do rato, e aparecerá um ícone para o ajudar a rodar a imagem no número de graus pretendido. Quando a linha da grelha corresponder com a extremidade do limite da imagem, liberte o botão do rato.
Nota: Se fizer duplo clique outra vez sobre esta ferramenta, a imagem reverte para o original.