Home
Page
Perspectiva
Geral
Controlos
Avançados
Controlos
Especiais
Aprimoramento
de Imagens
Controlos Básicos
Três controlos de scanner lhe permitir digitalizar a imagem. O controlo básico é o Controlo Manual. Proporciona todas os controlos de scanner necessárias para a digitalização de imagens. Vamos introduzir aqui as funções básicas que deverá conhecer. | ![]()
|
A colocação do documento não é um factor de importância vital na qualidade geral da digitalização. No entanto, a colocação correcta do documento no scanner pode ajudar a aumentar a velocidade de digitalização e de processamento da imagem. Para colocar correctamente a image no vidro, siga os seguintes passos:
Ligue o computador e o scanner. Quando os indicadores de alimentação e de prontidão do scanner estiverem constantemente acesos, está pronto para digitalizar.
Se pretender digitalizar transparências, pode ter que utilizar um tabuleiro lateral e um suporte de ,olduras para o ajudar a digitalizar. Consulte Utilização do tabuleiro lateral ou do suporte de molduras
Faça clique sobre o Botão Pré-Visualização
Antes de digitalizar uma imagem, pode ajudar obter primeiro uma pré-visualização da imagem no vidro de objectos do scanner. A digitalização básica consiste na captação de uma imagem através da janela MagicScan, o ajustamento de algumas definições do MagicScan, a selecção do botão "PRÉ-VISUALIZAÇÃO" para obter uma ideia da área que pretende incluir numa digitalização final, a colocação de uma moldura de selecção à volta da área de interesse. A imagem pré-visualizada será apresentada com baixa resolução na janela Pré-Visualização. Se pretender alterar a resolução da pré-visualização da imagem, faça clique sobre o botão no canto inferior esquerdo. Aparecerá uma caixa de diálogo que lhe permite definir a resolução pretendida para a imagem pré-visualizada. No entanto a resolução aqui definida refere-se apenas à imagem apresentada na Janela Pré-Visualização. Note que depois de fazer clique sobre o botão DIGITALIZAR, a resolução da imagem será a definida na barra de Resolução na Janela Controlo.
Nota: Antes de fazer clique sobre o Botão Pré-Visualizar, pode definir as definições de imagem pretendidas e ajustar o tamanho da pré-visualização para acelerar o processo de digitalização e permitir um pré-processamento correcto da digitalização final.
Para repor o tamanho de pré-visualização:
Através das acções
de fazer clique e arrastar os limites (réguas) horizontais e verticais
da área de pré-visualização, pode ajustar o
tamanho da pré-visualização da imagem digitalizada.
Utilize a Ferramenta Moldura e a Ferramenta Zoom
Pode definir os limites da área a incluir na digitalização
final através da Ferramenta Moldura.
E a Ferramenta Zoom permite-lhe "ampliar" ou "reduzir" uma imagem dentro da janela de pré-visualização; a ampliação (aparece o sinal + no cursor do zoom) aumenta a visualização da imagem activa de forma a permitir trabalho em pequenos detalhes de uma imagem. A redução (aparece o sinal - no cursor do zoom) reduz a visualização da imagem activa quando, por exemplo, pretender verificar a totalidade da imagem pré-visualizada.
Se a imagem que pretende digitalizar for muito pequena, pode utilizar a ferramenta zoom para ampliar a imagem e utilizar a ferramenta moldura para seleccionar a secção que pretende digitalizar. É muito útil obter uma imagem digitalizada com precisão.
A utilização da ferramenta moldura é muito fácil, basta
Ver também:
Adicionar Ferramenta Moldura
e Ferramenta de Mão
Para utilizar a ferramenta Zoom:
O Modo Digitalização especifica o modo no qual a imagem deve ser digitalizada. O MagicScan proporciona o seguinte modo de digitalização. Pode escolher Cor RGB, Cor CMYK, CIE Lab, Cor sRGB, Escalas de 256 cinzentos, Representação por Linhas P/B e 256 cores para a imagem digitalizada.
Ver também: Modo Digitalização
Esta instrução indica ao Scanner qual a forma que a imagem de origem irá tomar. O Scanner pode digitalizar a partir dos seguintes tipos de origem:
De Mesa (Reflectiva)
Digitaliza documentos em papel ou imagens. Escolha esta opção
para originais em papel (não transparências) que consistam
de um tipo de material opaco, tal como fotografias, panfletos, jornais
e assim por diante.
Transmissivo
Digitaliza transparências (esta opção só
está disponível quando o UTA estiver ligado). Escolha esta
opção para objectos transparentes (através dos quais
a luz pode passar, por exemplo slides de retro-projecção)
se um Adaptador de Transparências estiver instalado e ligado.
Negativo
Digitaliza negativos fotográficos. Escolha esta opção
para negativos de fotografias ou filmes se um adaptador de transparências
estiver instalado e ligado.
As cinco opções adicionais para o Negativo só estão disponíveis para determinados tipos de scanner. Para os scanners que não possuam estas opções, é utilizada a opção predefinida. Seleccione a opção que corresponde ao tipo de filme utilizado no slide.
Tabuleiro de Slides de 35mm
Se escolher a opção Tabuleiro de Slides
de 35mm , deve utilizar o Tabuleiro de Slides, mesmo que seja para
apenas um slide. Além disso, o MagicScan inicia automaticamente
uma digitalização múltipla. O tabuleiro de slides
foi concebido para transportar vários slides de 35mm. O programa
detecta automaticamente a localização e a orientação
dos slides.
Suporte de Molduras
Se desejar digitalizar transparências (não em slides
de 35mm), deve utilizar um suporte de moldura para as segurar. O suporte
de molduras foi concebido para transportar transparências gerais.
O programa detecta automaticamente a localização e a orientação
das molduras. Para utilizar o suporte de molduras, consulte Utilização
do tabuleiro lateral ou do suporte de molduras
A definição de resolução determina a quantidade de informação que o scanner irá captar numa imagem digitalizada resultante. Quanto mais alta for a resolução, mais fino será o detelhe da imagem e maior será o tamanho do ficheiro de imagem. Obviamente, um aumento de resolução irá resultar num aumento correspondente nos dados da imagem e no tamanho do ficheiro de imagem.
A resolução significa o número de pixels por polegada num ecrã ou num ficheiro de imagem ou o número de pontos por polegada (PPP)/ linhas por polegada (LPP) num ecrã de meios tons. As imagens de mais alta resolução mostram melhor os detalhes, mas são também muito maiores do que as imagens de mais baixa resolução.
|
|
200 PPP |
50 PPP |
Pode seleccionar qualquer das resoluções apresentadas no submenu de acordo com o scanner ligado ao computador ou especificar a sua própria resolução através da selecção da opção PPP Personalizados... a qual chama a caixa de diálogo Resolução de Digitalização Personalizada. Repare que existem várias definições sob "Resolução Personalizada." O MagicScan permite-lhe definir mais três definições de resolução. Digite a resolução pretendida (em ppp) e faça clique sobre OK. Estas três definições serão apresentadas por baixo das definições ppp Personalizados… no menu sobreposto Resolução, de forma a poder escolher estas definições sempre que delas necessitar.
A filtragem é tipicamente útil para imagens de alto contraste cujas extremidades e limites da imagem necessitem de suavização ou de aumento de nitidez através da alteração dos valores dos pixels nessas regiões da imagem. Escolha Filtrar a partir do menu Imagem. É apresentado um submenu.
Sem Filtro | Tornar
Mais Nítida Tornar Ainda Mais Nítida |
Tornar
Menos Nítida Tornar Ainda Menos Nítida |
Utilização da Máscara de Nitidez |
Esta é a opção de filtro predefinida. Não terá lugar qualquer filtração ao utilizar esta opção. | Dá êmfase às extremidades de uma imagem. Esta opção torna mais nítidos os limites da imagem através do aumento do contraste relativo entre pixels adjacentes. De uma forma geral, filtros de nitidez só devem ser utilizados quando pretender acentuar as diferenças entre uma área de cor e uma outra. | Suaviza a imagem Esta opção suaviza quaisquer transições nítidas de matiz entre dois pixels adjacentes. | O filtro Máscara de Nitidez detecta extremidades de formas e limites de cores e, em seguida, proporciona-lhes êmfase com um tipo de sublinhado. Através da abertura do submenu Máscara de Nitidez, aparece a caixa de diálogo Máscara de Nitidez. You can choose Unsharp Masking preprocessing in three strengths: Low, Medium, and High or define it in terms of percentages (1% to 200%) |
Descreen is a preprocessing option which can be used to minimize the appearance of unsightly interference patterns (moiré patterns) which may occur in your image file when scanning original documents created by a halftone process.
Many kinds of graphic images which are printed for publication are printed by a halftone process. Halftone printing technology uses a lattice of uniform squares with a dot printed in each lattice cell. By using dots of graduated size, a desired fraction of each lattice cell may be colored (the ink color) and the remainder of the cell may be left white (the paper color). The illusion of a continuous variation of gray or color tones occurs when we look at a halftone graphic because the eye averages features which are not clearly seen as object details. In newspaper photographs the halftone lattice is coarse enough to be seen easily. In glossy magazine printing, the lattice is much finer and therefore more difficult to detect.
If you choose halftone-printed graphic material as your object for scanning, its halftone printing dot pattern may result in interference patterns occurring in the resulting scanned image. The image may appear to have a checkered, banded, or dotted appearance. These interference patterns are called moiré patterns. Descreen preprocessing can minimize the transfer of moiré patterns into your image file.
Besides a default setting of None (no descreening), the Descreen selector provides three grades of descreen preprocessing.
None | Art Print |
No descreening. | Smoothes the fine dot pattern found in high quality art prints. magazines. |
Magazine | Newspaper |
Smoothes the fine dot pattern found in glossy magazines. | Smoothes the coarse grain pattern commonly found in newspaper images. |
Custom | |
The user will specify a value for the lines per inch (lpi). |
|
|
Original |
Image with Magazine Descreen |
To get a scanned image is very easy, simply click SCAN button in the Preview Window. The chosen area in the Preview Window will be scanned. The scanned image will be transferred to your application and will appear on your screen.
Note: When scanning with MagicScan in a Network, the Networking Scan Server dialog box displays the scanner status and the percentage of scan complete. After the scan has been completed, the scanned image will be shown on the client computer.
If you wish, save the resulting scanned image by using the appropriate application commands and image file format. Refer to your application documentation for assistance in completing these steps. In addition, if you want to scan directly to a file, click PROOF button and save the file. Or, invoke MagicScan without through any other application software by clicking MagicScan program icon from MagicScan group window / folder. In this situation, the scanned image can be saved automatically after you click SCAN button.
Use the Add Frame Tool to create a new selection frame within the preview screen for multiple scan and batch scan.
Adding a new frame does not eliminate frames currently on the preview screen. A new job will be created in the Job List Box. To add a frame, do the following:
The Hand tool allows you to scroll through an image on the Preview screen.
To use the Hand Tool do the following: