Home Page Controlos Básicos Controlos Avançados Controlos Especiais Aprimoramento de Imagens

Como…. Glossário


Perspectiva Geral

Para instalar o MagicScan, deve satisfazer os seguintes requisitos:

Requisitos de Hardware:

  • Mac, Mac II ou superior, CPU série 68K, PowerMac recomendado para utilizadores de Macintosh; IBM PC com CPU 386, 486, Pentium (ou superior) ou compatíveis (486 ou superior é recomendado) para utilizadores Windows
  • 4MB mínimo de memória de sistema (8 MB ou mais recomendados) para utilizadores Windows; 8MB RAM disponíveis ou mais para utilizadores Macintosh
  • Unidade CD-ROM
  • Disco rígido com espaço livre
  • VGA, Super VGA, ou adaptador de gráficos video 100% compatível e monitor apropriado (32K Hi-color VGA é o requisito mínimo para uma apresentação correcta de imagens a cores) para utilizadores Windows; Um monitor a cores com placa de apresentação video; placa de apresentação Video de 256 ou True Color (24 bits) para utilizadores Macintosh
Faça clique sobre o tópico que deseja aprofundar.

Requisitos de Hardware:

Requisitos de Software:

Adquirir MagicScan

Partes do MagicScan

Requisitos de Software:

System 7.0 ou posterior para utilizadores Macintosh

Microsoft Windows 3.1, Windows 95, ou Windows NT3.5 e superior

Software de Aplicação com módulos plug-in ou TWAIN para utilizadores Macintosh

Software de Aplicação com módulos TWAIN para utilizadores Windows

Novell Netware, Microsoft LAN Manager, Microsoft Windows for Workgroup, ou qualquer outra rede conforme com Netbios é opcional

Adquirir MagicScan

Antes de adquirir o MagicScan, deve: Ligar o scanner e o computador; Levantar a tampa de documentos do scanner e colocar um documento de origem com a face para baixo no vidro de objectos do scanner; em seguida Baixe a tampa de documentos ou adaptador de transparências (para transparências).

Existem duas formas de adquirir o MagicScan:

Para Utilizadores do Macintosh -

  1. Execute uma aplicação que suporte módulos plug-in ou seja conforme com TWAIN, por exemplo, Photoshop.
  2. Escolha o comando Adquirir a partir do Menu Ficheiro.
  3. Seleccione a última versão do MagicScan a partir da lista de origens para chamar a janela MagicScan.

A imagem digitalizada será transmitida para o software de aplicação depois de digitalizada. Pode modificar essa imagem e guardá-la se desejar.

Para Utilizadores do Windows -

  1. Inicie o Windows se ainda não iniciado e inicie uma aplicação de edição de imagens conforme com TWAIN (por exemplo Adobe Photoshop).
  2. A partir do submenu Adquirir da aplicação de imagens, faça clique sobre a opção "Seleccionar Origem TWAIN" para visualizar a caixa de diálogo "Seleccionar Origem". Para Windows 95 ou Windows NT, faça clique sobre "Seleccionar Origem TWAIN_32".
  3. A partir da caixa de diálogo "Seleccionar Origem", faça clique sobre a última versão do MagicScan a partir da caixa de diálogo origem TWAIN.
  4. Volte a entrar no submenu Adquirir e faça clique sobre "TWAIN..." para visualizar a janela MagicScan que então aparece.
  5. Para Windows 95 ou Windows NT, faça clique sobre a opção "TWAIN_32" para visualizar a janela MagicScan.
  6. Seleccione as definições adequadas a partir do menu Definições.

A imagem digitalizada será transmitida para o software de aplicação depois de digitalizada. Pode modificar essa imagem e guardá-la se desejar.

Partes do MagicScan

O MagicScan é composto pelos seguintes itens, Janela de Controlo, Janela de Pré-Visualização, Janela Lista de Trabalhos, Janela Prova, Janela Aprimoramento e Janela Info. Pode mover, minimizar ou fechar cada janela em qualquer momento e maximizar a Janela de Pré-Visualização para ecrã completo para o ajudar a trabalhar.

Janelas de Controlo

A janela Controlo, a janela no lado esquerdo do MagicScan, permite-lhe definir as suas próprias preferências de controlo. Proporciona todas as definições de controlo do scanner necessárias para a digitalização de imagens. Além disso, existem três controlos - Controlo Manual, binuscan IPM e controlo MagicMatch com definições de scanner diferentes para diferentes requisitos de digitalização.

Janela Pré-Visualização

A Janela Pré-Visualização, a janela no lado direito do MagicScan, pode apresentar a imagem pré-visualizada e permite-lhe ajustar determinados controlos de imagens (tais como inverter uma image, rodar a imagem, ajustar o destaque e a sombra, etc.) para alterar a imagem digitalizada.

Depois de ter ajustado as definições de digitalização na Janela Controlo, pode fazer clique sobre o botão Pré-Visualizar para obter uma imagem pré-visualizada. O scanner irá realizar uma digitalização de baixa resolução (pré-visualização) e a imagem digitalizada será apresentada na Janela Pré-Visualização. Além disso, pode desejar aprimorar a imagem digitalizada depois da pré-visualização. Escolha qualquer das ferramentas de aprimoramento na Janela Pré-Visualização e modifique a imagem pré-visualizada. O efeito será apresentado imediatamente na Janela Pré-Visualização. Pode ajustar a definição da imagem até estar satisfeito com a imagem digitalizada.

Janela Lista de Trabalhos

A Janela Lista de Trabalhos, a janela inferior do MagicScan, permite-lhe captar mais de uma imagem digitalizada para cada operação de digitalização.

Existem dois métodos de digitalização que pode escolher para a imagem, digitalização múltipla e digitalização em lote. Digitalização Múltipla significa "imagens múltiplas em processamento múltiplo de um scanner". O scanner é calibrado antes da digitalização e regressa à posição inicial após a digitalização. Daí resulta que as definições dessas imagens podem ser diferentes. Digitalização em Lote significa "imagens múltiplas em processamento único de um scanner". O scanner é calibrado uma vez antes da primeira imagem ser digitalizada. Recomendamos a escolha do modo Digitalização Em Lote se as imagens estiverem todas em definições semelhantes, por exemplo, mesma resolução, mesmo destaque e sombra, etc.

Janela Prova

A Janela Prova proporciona-lhe uma imagem digitalizada com precisão para se poder certificar de que todas as definições que pretende efectuar para a imagem digitalizada são efectuadas antes de fazer clique sobre o botão DIGITALIZAR. Além disso, pode guardar a imagem directamente sem voltar a fazer clique sobre o botão DIGITALIZAR para obter uma digitalização real.

Faça clique sobre o botão Prova na Janela Pré-Visualização e outra janela irá aparecer, a qual apresenta a imagem pré-visualizada de acordo com as definições actuais do utilizador. Esta janela Prova proporciona-lhe uma imagem mais precisa do que aquela fornecida pela Janela Pré-Visualização. A imagem resultante apresentada na Janela Prova é quase idêntica à imagem digitalizada apresentada no ecrã principal do software de aplicação fazendo clique sobre o botão DIGITALIZAR. Se estiver satisfeito com a imagem, faça clique sobre o botão GUARDAR para guardar a imagem ou faça clique sobre o botão FECHAR para fechar esta janela Prova. Note que a imagem prova serve apenas para apresentação no ecrã uma vez que a resolução da imagem é de 75dpi.

Janela Aprimoramento

Esta janela permite-lhe efectuar aprimoramentos de imagens. Proporciona as ferramentas de aprimoramento que pode escolher e ajustar para a imagem digitalizada.

Janela Info

É uma janela microscópio para lhe permitir visualizar os pixels circundantes na posição actual do cursor do rato. Mostra a ampliação na área central em 7x5 pixels na posição actual do rato. Se não existir qualquer imagem pré-visualizada na janela de pré-visualização, a janela microscópio irá desaparecer. Além disso, apresenta também o nível de pixel de determinado pixel sob o actual cursor do rato.

Esta medida de nível de pixel tal como RGB, Lab, CMYK é de acordo com o modo de digitalização que escolher. Pode fazer clique sobre a marca de triângulo junto ao valor do pixel para alterar a medida. Além disso, proporciona uma caixa de diálogo de ajuste da moldura "Largura X Altura" para obter uma moldura mais precisa do que seria obtida utilizando a ferramenta de moldura. É útil para digitalizar uma imagem pequeníssima com uma dimensão digitalizada precisa.